Consumo consciente, what?

Comments
Já falei várias vezes aqui no blog de como eu era uma pessoa consumista, daquelas compulsivas mesmo que comprava uma coisa pelo impulso do momento, ora por achar lindo, ora muito barato e o resultado era sempre muita roupa amontoada no armário, várias delas que eu mal usava. Não sei se foi a experiência no mundo da moda, a maturidade, os conselhos de mamis ou as faturas do cartão de crédito sempre altíssimas que me fizeram mudar radicalmente. O fato é que eu mudei; ah, e como mudei! Mudei tanto que resolvi passar uma fase sem comprar nada de roupas, sapatos e bolsas - a menos que fosse extremamente necessário - e foi nesse período de seis meses que realmente entendi o que é o tal do consumo consciente. Esses seis meses também foram ótimos pra conhecer mais a fundo o meu estilo, o que também ajuda bastante nisso de comprar com consciência e vou explicar o porquê mais adiante! 

Nesse período, por muitas vezes me irritei enquanto me arrumava pra sair, aquele clássico "não tenho roupa" e ao contrário do que vocês vão pensar, eu tinha sim razão. Mesmo com o armário abarrotado de roupas eu, de fato, não tinha nada "adequado"; o que eu tinha era um monte de roupa comprada por impulso que não servia pro meu dia a dia e nem tinha muito a ver comigo. Quando isso acontecia na minha fase Becky Bloom, eu resolvia isso indo ao shopping e torrando compulsivamente meu rhyco dinheirinho em mais roupas que continuariam não sendo "adequadas" pra mim, e talvez viesse no meio uma ou outra que fosse me servir, mas elas continuavam sendo minoria no armário! Nessa fase que eu não podia comprar, a saída era, passada a birra, pensar em soluções pra aproveitar o que eu tinha no momento. Ah, esqueci de falar lá em cima, isso também ajudou muito a despertar a minha criatividade!

Passei então a compreender que, o tal do consumo consciente não se baseava em não comprar - até porque, aí não seria consumo - e nem só em pensar naquela clássica perguntinha: "eu preciso disso?". Até porque, minhas caras leitoras, a gente sempre vai responder que sim, precisamos. Como diria um livro que livro que li esses dias: "... quando o desejável vira necessário, esquece-se do que é preciso de fato...". Ainda mais com o mercado da moda lançando coisas novas na velocidade da luz, fica difícil manter o foco só no que é preciso, né? Mas acho que é aí que tá um dos segredos e que explica o que eu falei lá no final do primeiro parágrafo: se conhecendo, a gente passa a entender o que é realmente necessário. 

Se você não vai a festas black tie, por exemplo, qual a necessidade de ter vários vestidos desse tipo no armário? Se você tem um estilo informal e pode usá-lo nos momentos de lazer e trabalho, pra quê tanta roupa certinha e arrumada se você nem usa? Se você não usa saia lápis, mas viu uma linda na loja, deixa a saia babadeira lá na loja pra quem realmente usa e se joga na arara das calças rasgadas. Eu sei que você curte muito mais! Mais vale essa calça rasgada de R$ 200,00 que você vai usar até ficar desbotada do que a saia lápis de R$ 50,00 que vai ficar lá no armário, parada, esquecida e sem uso. Agora me responda se você precisa mesmo dessa saia? E daquela tendência que nem favorece o seu biotipo, mas que você quer porque tá em alta e tá todo mundo usando? E daquele monte de t-shirt que você compra porque estão baratinhas, sendo que você já tem mil e uma tees no armário? Que tal, ao invés de comprar mais do mesmo, investir numa terceira peça bacana ou num acessório bapho que vai atualizar o que você já tem em casa? Entendem o que quero dizer? 

Post um pouco diferente, será que vocês vão gostar? Me contem se gostam e também como é a relação de vocês com o consumo de moda. Vou adorar essa troca de experiências!

Um beijo, boa semana! ;*** 

A Guél




Baiana, leonina, 27 anos, graduada em Design e Gestão de Moda. Aqui você vai encontrar tudo que uma it guél precisa: informação de moda, dicas de beleza e claro, look do dia - mas sem Chanel ou Louboutin... pelo menos por enquanto!

Fale comigo: andrea.itguel@gmail.com
Salvador - Bahia - Brasil

Encontre aqui

Curte aê!

Instagram

Marcadores

#NovembroTodoDia 1 peça Vários Looks 2017 3 formas de usar 3M A Guél Responde Acessórios Achadinhos da Guél Achados Acquaflora Água Micelar Aleatoriedades AliExpress All White Animal Print Anos 70 Anos 90 Assessoria Ávora Azul Bandana Banho de Gel Base Base em Pó Batom Batom Líquido Matte Beleza Berenice? Bio Extratus Blazer Blogueiras Blush Boho Botas Brinco de Acrílico C&A Cabelo Cacto Chanel Choker Cinema Círculo Cromático Clean&Clear Coleção Cápsula Colete Color Blocking Colorama Como Usar Consumo Convite Cores Neutras Corretivo Cosméticos Creepers Cropped Flare Cursos D.I.Y. Dailus Decoração Demaquilante Desconto Dia das Mães Dica Dicas Dupe Effaclar Elseve Esfoliante Esmalte da Semana Esmaltes Essenze di Pozzi Estampa Estilo Eudora Eventos Expo de Moda Farmácia Fast Fashion Festas de Fim de Ano Fit Me Fita Protetora Foodtruck Forever 21 Forever Liss Garimpo Grunge Haskell Iberostate Inspiração Instagram InstaSemana Inverno Inverno 2017 Irresistíveis do Mês Isolda Para Riachuelo It Girl Jack Johnson Jaqueta Bomber Jeans Karl Lagerfeld for Riachuelo Kim Kardashian L'bel L'oreal L'Oréal La Roche-Posay Le Lis Blanc Leader Lenço Demaquilante Liquidação Listras Livros Look do dia Look do dia Express Look Praia Looks Luisance Make B Malha Canelada Maquiagem Marisa Máscaras de Tratamento Matte Maxi Cardigan Maybelline Melissa Melissa 79/16 Melissa Grunge Metalizado Midi Militar Minimalismo Mix de Estampas Moda Mom Jeans Monocromático Música Natura Navy Netfarma Neutrogena Nexcare Nivea No Provador Novo Toque O Boticário Óculos de Sol Ofertas Ok Dress Oncinha Onde Comprar Oxford P&B Pantacourt Pantone Papel de Parede Parka Pat Pat's Para C&A Patches Pele Pelourinho Penteados Pés Pijama Playlist Pra Inspirar Presentes Preview Promoção Publicidade Queen Quem disse Quero djá Quimono Renner Resenha Resina Riachuelo Ruby Rose Salon Line Salvador São João Sapatilha Sapatos Skafe Sorteio Spa das Unhas Special Collection SPFW Sporty StyleWe Suculentas T-shirt Tendência Tênis que pisca Testei Thássia Naves Tracta Trança Trend Alert Unhas Veludo Verão Verão 2017 Vestido Vestidos Festa Vídeo Villa Mix Vizzano Vult Xadrez Yenzah Zanphy Zara
Cheap Lace Prom Dresses

Popular Prom Dresses Styles Sale

Top 3

 

Layout desenvolvido exclusivamente para it guél por Tarcila Lima. Veja o portfólio.