Recebi de uma amiga blogueira/guél/suburbete/diva (bayjo, Bruna) um comentário com a seguinte dúvida: qual a diferença entre flats, alpargatas e espadrilles? Ao invés de responder diretamente a ela, resolvi trazer isso em forma de post, já que Bruninha não é a única que tem essa dúvida, vejo muito gente que confunde. Normal, né? O dicionário fashion de fato às vezes confunde a gente, e ninguém é obrigado a saber o nome de tudo! Pra fazer uma graça ao título, usei o "A Guél responde", porque se der certo, quem sabe isso não vira uma tag fixa aqui, néam?
Bom, mas vamos por partes! Pra começo de conversa, o que são flats? Flats minha gente, são sapatos baixos! Um pouquinho de história da moda pra vocês: as flats são antiguinhas que só e lá por volta de 1500, eram usadas por homens! Depois, as mulheres passaram a usar, aí vieram as sandálias de folhas de papiro trançado usadas pelas rhycas do Egito e as de solado de couro, eram os must have das europeias! Nos séculos 17 e 18, as flats deram lugar aos saltos que passaram a ser a must trend e só na época da Revolução Francesa, o pessoal voltou a usar sapatos baixos, já que nessa época, salto era sinônimo de vulgaridade e ostentação.
Então, flats são qualquer tipo de sapato baixo! Rasteirinhas, sapatilhas, slippers, peep toe, gladiadoras... se o sapato não tiver salto, pode chamar de flats! ;)
E o que todo mundo confunde: alpargatas e espadrilles! Tem diferença entre um e outro? Não! A "confusão" é só por causa da origem do nome; na França, eram chamadas de espadrilles, já na Espanha, foram batizadas de alpargatas! As alpargatas ou espadrilles são os sapatos com solado de corda e tecido rústico - geralmente e originalmente, lona. Então pode usar os dois nomes pra falar dele? Pode!
Dúvida esclarecida? Espero que sim! :)
Se alguém tiver mais alguma dúvida, manda pra mim que eu vou tentar responder, ok?!
Beijão ;***
